Etiquetas

, , , ,

CARLOS PARÍS e LIDIA FALCÓN
Universidade Autônoma de Madrid
Promoção
Grupo de Projetos Integrados EPSJV-Fiocruz/UERJ/UFF
Coordenação
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (UERJ)
Profa. Dra Maria Ciavatta (UFF; UERJ)
Profa Dra Marise Ramos (UERJ; EPSJV-Fiocruz)
Profo Dro Ramón Peña Castro (EPSJV-FiocruZ)

Apresentação
O Grupo de Projetos Integrados EPSJV-Fiocruz/UERJ/UFF, é constituído por professores, alunos e bolsistas dos programas de pós-graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Este grupo se reúne desde 2005, com o objetivo de estudar e discutir temas que integram o referencial teórico dos projetos de pesquisa dos seus participantes, tendo como base os projetos desenvolvidos pelos coordenadores do grupo, aos quais se vinculam os respectivos orientandos e bolsistas.
Construindo seus objetos a partir do campo empírico e da historicidade pela qual a teoria se produz, os temas Tecnologia e Cultura foram estudados tendo como uma das referências a obra de Carlos París, da Universidade Autônoma de Madri,  intitulado O Animal Cultural. Obra esta publicada originalmente em espanhol como título El Animal Cultural em 1984, sendo editado pela primeira vez no Brasil pela EdUFSCar, com tradução de Marly de Almeida Gomes Vianna, ex-professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como se pode ler na apresentação da obra, o objeto de reflexão abordado é o ser humano como animal cultural. Na visão do autor, essa idéia implica reelaborar a antiga questão sobre a realidade humana. A própria expressão “animal cultural” abre uma nova problemática referente à articulação entre biologia e cultura, uma problemática em que a filosofia e a ciência se fundem.
O seminário proposto pelo Grupo tem como propósito reinstaurar o debate sobre a gênese e o desenvolvimento dos conceitos de tecnologia e cultura, bem como os sentidos e significados que tais conceitos adquirem no mundo contemporâneo instaurando práticas e condutas humanas e sociais que produzem contradições e desafios ainda difíceis de serem apreendidos em sua totalidade.
Contaremos, ainda, com a participação de Lidia Falcón O’Neil, doutora em Filosofia pela Universidade Autônoma de Madri, fundadora e dirigente das revistas Vindicación e Poder y Libertad, assim como do Partido Feminista de España e da Confederación de Organizaciones Feministas del Estado español. Participou nos Foros Internacionais da Mullher en Nairobi e Beijing (Pekin), abordando temas sobre a mulher e o feminismo.
As atividades serão conduzidas pelos coordenadores do Grupo de Projetos Integrados EPSJV-Fiocruz/UERJ/UFF, com a colaboração do professor Ramón Peña Castro, da EPSJV, contando com momentos abertos ao público – as conferências – e com sessões de estudo voltadas especialmente para os membros do Grupo de Projetos Integrados e convidados.
Objetivos:
a)Apresentar a professores, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação, a produção científica de Carlos París, com base em sua obra O Animal Cultural, bem como a de Lídia Falcón O´Neil.
b)Estudar a abordagem teórica de Carlos París sobre os temas Tecnologia e Cultura, visando a apreendê-la tanto a partir da leitura de sua obra, quando de sua exposição aos participantes das sessões de estudo, especialmente organizadas para este fim.
c)Construir subsídios teóricos para a construção de objetos de estudo e fundamentação de problemáticas vinculadas aos temas estudados, no sentido de melhor compreender as contradições da sociedade contemporânea e formular perspectivas ético-políticas de atuação dos sujeitos individuais e coletivos.

Programação:

17/11 – Conferências

9 às 11h – O ser humano como animal cultural. Biologia e cultura. Carlos París (Universidade Autônoma de Madrid)

11 às 13:30h –.Lídia Falcón (Universidade Autônoma de Madrid)Local: Auditório da EPSJV/Fiocruz

18/11 – Sessões de estudo

9 às 12 h – Ética e técnica. Por uma ética de decisões radicais.Carlos París (Universidade Autônoma de Madrid)
Local: Sala 514-D da Faculdade de Educação da UFF.14 às 17 h – As lutas pelo sufrágio y condição de cifdadania. A construção do sujeito político. Lídia Falcón (Universidade Autônoma de Madrid)
Local: Faculdade de Serviço Social da UFF.

19/11 – Sessão de estudo e conferências

9 às 12 h – Sessão de estudo
O âmbito técnico da cultura e sua influência na vida humana. Carlos París (Universidade Autônoma de Madrid)Local: Sala 12.111-F da Faculdade de Educação UERJ.

18:30 às 20 h – Conferência
A domesticação da consciência humana no capitalismo. Carlos París (Universidade Autônoma de Madrid)

20 às 21:30 h – Conferência
A razão feminista: a mulher como classe econômica e social. A exploração do trabalho doméstico.

Local: Auditório 111 da UERJ.

Anuncios